28 de maio de 2016

FIBRAS E ALFAIATARIA

VOU DAR UMA AJUDINHA E FALAR UM POUCO SOBRE TECIDOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES!

FIQUEM DE OLHO... 


TECIDOS EM FIBRAS NATURAIS:

São tecidos feitos a partir de matérias-primas presentes na natureza. Possuem um valor agregado bem superior aos sintéticos, mas demandam também muito mais cuidado. Estes tecidos não absorvem o calor, são bem fresquinhos, mas não podem, em hipótese alguma, ser mergulhados em água. A lavagem precisa ser à seco.

Lavar um tecido com fibra natural é condená-lo à morte. Alguns ficam com algumas pontas mais curtas e outras mais longas, outros encolhem de 1 a 2 números e outros ficam completamente deformados. Então, não esqueça: mantenha suas peças confeccionadas com fibras naturais bem longe da máquina de lavar!

http://www.marthamedeiros.com.br/

Renda Renascença produto 100%  natural e Brasileiro, trabalhado pela estilista Martha Medeiros
     
   




TECIDOS EM FIBRAS SINTÉTICAS:

São aqueles tecidos cujas fibras são produzidas a partir de produtos químicos como o poliéster. São mais duráveis e fáceis de cuidar, podendo ser lavados sem problemas, porém são menos sofisticados do que as fibras naturais.


O nylon e o tactel são exemplos de tecidos sintéticos.




































ALFAIATARIA

O alfaiate talvez tenha uma das profissões mais antigas do mundo. Foi ele quem deu início ao movimento de moda que vivenciamos hoje. No início da sociedade, o homem se vestia apenas como uma forma de cobrir o corpo e se proteger das variações de temperatura. Depois do Renascentismo, no fim do século XIV e início do século XVII, surgiu uma preocupação estética, e o corte e o tecido de uma roupa passaram a ser valorizados. Isso proporcionou ao alfaiate um papel de destaque, e desde então essa arte de produzir peças exclusivas, com conforto e qualidade vem crescendo e se reinventando.

Composição: os tecidos usados na alfaiataria podem ser em microfibra, lãs frias como o gabardine, sarjas, fibra com elastano e fibra de bambu.

Caimento: costumam ser tecidos um pouco mais grossos, mais pesados, com bom caimento para peças específicas
1
Utilização: os tecidos de alfaiataria são excelentes para confecção de blazers, calças, coletes e ternos, tanto masculinos quanto femininos.